sábado, 16 de janeiro de 2010

Epitáfio - Titãs Composição: Sérgio Britto

 
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...



Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...



O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...



Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado

A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...



O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...(2x)



Devia ter complicado menos
Trabalhado menos

O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS

É papel da escola formar cidadãos, dar ao alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orientá-los para a vida. Isso só acontece, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social. É preciso atentar para a evolução do mundo e orientar o estudante para a vida.
O professor, por sua vez, deve considerar no exercício de sua função o aluno como sujeito de múltiplas relações, que por estar em processo de formação, deve ser considerado em sua totalidade. Assim, deve assegurar ao educando uma formação crítica, capaz de levá-lo a refletir sobre temáticas cotidianas e interferir positivamente em seu meio e, sobretudo, em sua vida para transformá-la.
As informações nos chegam, hoje, rapidamente e o que antes demorava uma década para mudar, nos dias atuais ocorre da noite para o dia.
Dessa forma e diante da quantidade de informações e da facilidade de acesso a estas, deve o professor conduzir o aluno de forma que possa o aprendizado ser mútuo e repleto de paixão. O professor deve “traduzir” os ensinamentos de forma que o aluno se sinta dentro de uma inesquecível “viagem” e dessa forma possa assegurar a produtividade do ensinamento, sempre utilizando-se da criticidade no ensino e aprendizagem dos conteúdos
Os docentes devem se preocupar, também, com a arte do ensinar. Não basta ser um bom pesquisador, necessário se faz que seja, também, um bom transmissor de conhecimentos e formador de opinião.

Professor, formado em Pedagogia com habilitação em Língua Portuguesa e Filosofia. Atualmente é Dirigente Municipal da Educação do Município de Saboeiro - Ceará. Desde 1988 atua na educação Básica e Educação Superior.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FUNCIONAMENTO E ASPECTOS DA ESCOLA

A Escola teve a sua fundação em 1979 em sede própria.
Turnos de Funcionamento

Manhã- 1ª à 5ª série do Ensino Fundamental.

Tarde- 6ª à 9ª do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Noite- 5ª à 8ª do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio- Eja ( supletivo ).

Temos :
Biblioteca climatizada
Laboratório de Informática climatizada
Sala de vídeo
Quadra de Esporte
Campo de areia
Grande área para recreação
Salas de aula espaçosas
Laboratório de Biologia, Matemática e Física

A sua localização é:
*Vizinho ao hospital da Unimed
Rua Francisco Martins de Oliveira, s/n - Torre
Telefone - 3224-3876

HISTÓRICO DO PROF: RAUL CÓRDULA

RAUL CÓRDULA (falecido), filho de José Marinho de Figueiredo Córdula e Filisbela de Luna Córdula, nasceu em Pirpirituba no Estado da Paraíba em 06 de março de 1913. Foi casado com Dona Maria Elizabeth Trevas Córdula, também falecida, com quem teve 5 (cinco) filhos: Risoleta, Leda, Raul Filho, Elizabeth e Roberto.Sua formação escolar foi desenvolvida sempre em Seminários.
Concluiu o curso secundário no Seminário Arquidiocesano da Paraíba e o Curso Superior em Filosofia no Seminário Diocesano de Pesqueira, no Estado de Pernambuco, em 1933. Concluiu, também, o curso de linguas Neolatinas no Instituto Lafaiete no rio de Janeiro, em 1949.Posteriormente, em 1966, fez o Curso de Especialização: Utilização do Livro Didático, pela Universidade de Illinois nos Estados Unidos.Exerceu em toda sua vida, atividades ligadas à educação, foi professor de Latim, Francês, Ciências e Português.
Foi colaborador direto de Nominando Diniz, Antonio Mariz, José Carlos Dias de Freitas, Tarcisio Burity, João Maurício de Lima Neves e Giselda Navarro Dutra, todos Secretários.

Faleceu em 29 de outubro de 1979.