sábado, 14 de agosto de 2010

DIGA NÃO AO BULYING

Quando abordamos o tema “violência nas escolas”, nos vêm em mente formas explícitas de violência: vandalismo, pixação, rixas e agressões contra professores. Porém esquecemos – ou desconhecemos – que a escola convive com uma violência ainda mais cruel, muitas vezes, ignorada ou não valorizada da devida forma por pais e professores.

Trata-se do “Fenômeno Bullying”, definição universal para o conjunto de atitudes agressivas, repetitivas e sem motivação aparente perpretadas por um aluno – ou grupo – contra outro, causando sofrimento e angústia.
Estamos falando do isolamento intencional, dos apelidos inconvenientes, da amplificação dos defeitos estéticos, do amedrontamento, das gozações que magoam e constrangem, chegando à extorsão de bens pessoais, imposição física para obter vantagens, passando pelo racismo e pela homofobia, sendo “culpa” dos alvos das agressões, geralmente, o simples fato de serem “diferentes”, fugirem dos padrões comuns à turma – o gordinho, o calado, o mais estudioso, o mais pobre.
As vítimas dessa violência silenciosa presente em todas as escolas, sem distinção de classe social ou região geográfica, sofrem caladas e de forma contínua, tornando sua vida escolar um martírio. Bullying está diretamente relacionado com a não-fixação do aluno na escola e com a dificuldade do aprendizado.

O Fenômeno Bullying - Mário Felizardo

Um comentário:

  1. Olá Dália e toda a equipe desta Escola,

    Mais uma vez estive aqui visiatando o espaço de vocês. Mais uma vez parabéns à toda equipe.
    Continue publicando as realizações de vocês e mantendo este espaço sempre atualizado.
    Como sugestão, publiquem produções de alunos e professores com relação aos projetos desenvolvidos na escola.
    Um grande abraço a todos e vou sempre visitar este blog e divulgar para meus contatos.
    Josilda Paiva

    ResponderExcluir